terça-feira, 22 de julho de 2008

Apresentada na Convenção Batista em São José do Rio Preto a 1ª. Bíblia Ecológica do Mundo

Foi apresentada ontem na 100ª. Assembléia Batista que se realiza em São José do Rio Preto a 1ª. Bíblia Ecológica do mundo voltada a todos os cristãos. É a primeira vez que esta Bíblia é apresentada para um grande público e a iniciativa ocorreu durante a Semana Batista que vai até amanhã, 19 de julho.
Esta Bíblia anuncia as Escrituras Sagradas como instrumento de preservação do meio ambiente. Os fundamentos estão no Novo Testamento que prega o respeito à criação de Deus.Os ensinamentos estão no Gênesis , capítulo 1 , do verso 1 ao 31. “ Antes de criar o ser humano e os animais, Deus criou o ambiente natural onde viveriam”, afirma o Pastor da Igreja Batista e eco-capelão, Valter Ravara. Deus também colocou o homem para cuidar desse meio ambiente e esse compromisso deve estar presente em todas as nossas atividades, a partir de nossos lares, nas igrejas , na vida profissional e em nossos pensamentos.
Na Bíblia se encontram as bases para questões contemporâneas, como a ecologia , a responsabilidade social, entre outras.
O objetivo da Bíblia Ecológica é despertar os cristãos para o tema e motivar para o respeito à vida.
O Desenvolvimento Sustentável também encontra seus fundamentos na Bíblia. É preciso respeitar o meio ambiente , mas estar atento ao desenvolvimento social da humanidade.”O importante é buscar o ponto de equilíbrio entre meio ambiente e desenvolvimento social “, afirma o Pastor Valdo Romão, diretor- executivo da Convenção Batista do Estado de São Paulo.
A Bíblia ecológica é fundamental para todos os cristãos nesse momento da História da Humanidade que já desenvolvem guerras pela água. Já são cerca de 60 países em guerra em que esta motivação está latente . O Brasil como proprietário de uma bênção divina que são 12% dos recursos da água doce de todo o mundo deve estar atento ao tema, afirmam os Pastores Valter e Valdo.
A Bíblia Ecológica também objetiva despertar em todos os cristãos o compromisso de levar o debate a todas as igrejas, às escolas, desenvolver um trabalho educativo junto à sociedade. Com a Bíblia Ecológica os pastores também estarão melhor orientados para a pregação do tema.
Os batistas estão desenvolvendo essa exortação a partir de suas igrejas e congregações. “Precisamos investir na educação, mostrar a importância de evitar o desperdício, evitar a poluição, praticar a reciclagem e lixo limpo. O rio Tietê , por exemplo recebe cerca de 97% dos esgotos domésticos e 3% de resíduos industriais. “Temos que ter essa preocupação com nossos rios”, afirmam os Pastores.
Em relação à Amazônia, a Igreja Batista tem grande preocupação. “A região começa a atrair a atenção do mundo e devemos cuidar dela com o mesmo princípio do respeito à vida”, afirmam os pastores.
Segundo as Nações Unidas- informa o Pastor Valter- até 2025, 1/3 da população do mundo estará sob ameaçada de morrer de sede. A água potável é uma reserva mínima: de menos de 1%, já que 97% da água do planeta é salgada, cerca de 2% está congelada e uma parte da água doce é subterrânea. Se atentarmos para estes números, vamos verificar quão fundamental é o respeito à vida. Os Pastores também manifestaram preocupação com o buraco da camada de ozônio. Em 2005-informa o Pastor Valter- era de 10 milhões de km ( o Brasil tem pouco mais de 8 milhões e 500 mil km2). Hoje, o buraco da camada de ozônio já está em 24 milhões de km2. Para comparar a América Latina tem cerca de 15 milhões de km2.
“Nós, cristãos, temos que dar o exemplo, levar o tema aos nossos lares, igrejas, escolas e a toda sociedade. E os batistas já estão desenvolvendo essa motivação, por meio da “pegada ecológica” que visa divulgar a Bíblia e a Ecologia nas igrejas batistas.

Enviado por Vilma Amaro
Julho 18, 2008

3 comentários:

Mônica Duquini disse...

Louvo a Deus por esta iniciativa, sou batista, trabalho com educação ambiental, e um dos meus desejos é o de levar EA para nossas igrejas, gostaria de conhecer um pouco mais sobre o projeto igreja verde e também saber se a biblia ecológica já esta à venda na SBB. existem outros materias disponíveis com esta proposta? que Deus os abençoe pela iniciativa, sei que agrada a Ele, segue meu e-mail pra contato:
duquinimonica@yahoo.com.br.
mduquini@hotmail.com
um abraço forte, monica duquini <><

Valdnei disse...

VALTER RAVARA...SOU DOUTORANDO EM TEOLOGIA EM SAO LEOPOLDO RS, EMBORA MORE EM RIBEIRAO PRETO SP ONDE CURSEI A CAPELANIA ECOLOGIA COM VC NA ASSEMBLEIA DE DEUS..SOU MESTRE ME CIENCIAS DA RELIGIAO PELO MACKENZIE TBEM..GOSTARIA DE PRESENTEAR A BIBLIA ECOLOGICA AOS ALUNOS NO SUL. COMO FAÇO PARA COMPRA-LA? UNS 20 EXEMPLARES..QTO SAI CADA? OBRIGADO...VALDNEIDONASCIMENTO@HOTMAIL.COM..

Valdnei disse...

VALTER RAVARA...SOU DOUTORANDO EM TEOLOGIA EM SAO LEOPOLDO RS, EMBORA MORE EM RIBEIRAO PRETO SP ONDE CURSEI A CAPELANIA ECOLOGIA COM VC NA ASSEMBLEIA DE DEUS..SOU MESTRE ME CIENCIAS DA RELIGIAO PELO MACKENZIE TBEM..GOSTARIA DE PRESENTEAR A BIBLIA ECOLOGICA AOS ALUNOS NO SUL. COMO FAÇO PARA COMPRA-LA? UNS 20 EXEMPLARES..QTO SAI CADA? OBRIGADO...VALDNEIDONASCIMENTO@HOTMAIL.COM..